segunda-feira, 30 de março de 2009

Justificativa e Conceito de Design

Justificativa
"Segundo ADAMI, 1962, “por volta de 1870, no norte da Itália predominava o desânimo, ocasionado, em parte pela escassa produtividade do solo e também pelas lutas nacionalistas impostas pelo império Austro-Húngaro. Devido a guerra de cada geração a população estava apavorada e tinha esperança que algum país americano lhes abrisse as portas. E o Brasil foi quem abriu suas portas para a imigração.” Desde então o Rio Grande do Sul é o principal estado com os imigrantes italianos.
Pela sua colonização italiana, a criação de uma linha de utensílios para alimentação tipicamente italianos é de extrema importância para valorizar a cultura italiana da cidade de Caxias do Sul.
Os utensílios devem atender as necessidades de cada alimento, bem como a ergonomia para o seu manejo. Deve ser de material leve, de fácil utilização e limpeza e sua pega deve dar segurança ao usuário.
O estudo se intensificará na área ergonômica, pois a utilização dos talheres exigem um dimensionamento não só dos cabos, mas também da sua função operacional de uso e de segurança proporcionada ao usuário.
A definição dos materiais, dimensionamento e forma devem estar de acordo com a ação de manejo para qual é destinado o talher, pois esse requisito é fundamental para o bom desempenho do produto.
Com base na citação “a gastronomia é um dos ícones da cultura italiana, sempre muito ligada à família e ao prazer de reuni-la.” (PORTAL ITALIA, 2009)
E de encontro ao que o Prof. Francesco Rosito (2009) relata sobre a cozinha italiana (ITALIA OGGI, 2009) “a cozinha italiana é talvez uma das mais ricas do mundo, principalmente no que diz respeito aos ingredientes característicos da cozinha típica e regional.” A “Pequena Itália Brasileira” como é conhecida por habitantes da região, tem esse apelido devido a gastronomia italiana inserida na cidade, onde dizem “Não é exagero dizer que um dos maiores prazeres das colônias italianas da Serra Gaúcha é comer bem.”. Sendo assim, valoriza-se ainda mais a inserção de novos utensílios para alimentação visto que a região gosta de desfrutar dos prazeres da gastronomia.
Os utensílios devem ser utilizados de maneira adequada e para qual foram projetadas, hoje encontramos facas sendo usadas para abrir embalagens, enquanto sabemos que esta não é a função da faca como talher. As facas devem ser utilizadas para cortar o alimento, servir de apoio para o garfo o qual este é utilizado para moer, espetar alimentos. As colheres e conchas são usadas para alimentos líquidos, como sopas. Pegadores de massa, pizza, lasanha, nhoque servem para transferir o alimento da panela ou vasilha para o prato.
A variedade de utensílios para alimentação é bem amplo e uma depende da outra. Assim como os talheres são fundamentais para as panelas, para os pratos, vasilhas, tabuas, assadeiras, frigideiras. Pois os talheres servem para adicionar os alimentos, temperos, auxiliam nas medidas, transferem um alimento de um recipiente para outro.


Conceito de Design

Segundo Löbach design é “um processo de adaptação dos produtos de uso, fabricados industrialmente, às necessidades físicas e psíquicas dos usuários ou grupos de usuários.” (2001, p. 21) Essa definição nos faz perceber o design atende a uma necessidade do usuário, por isso cabe desenvolver produtos com uma fundamentação teórica baseada em ergonomia, agregando uma percepção estética e funcional ao produto.
Seguindo o pensamento de Antoine de Saint-Exupery: “You know you've achieved perfection in design, not when you have nothing more to add, but when you have nothing more to take away.” Este pensamento vem de encontro ao conceito de simplicidade de MICHAELIS, 2009 “Ausência de complexidade na forma ou estrutura.” Este conceito deveríamos adotar em novas tarefas do cotidiano, pois com o corre-corre do dia-a-dia não temos tempo para ficar aprendendo a manusear produtos complexos usados diariamente. E quanto a simplicidade em sua forma isso também implica na sua fácil higienização".
Na justificativa tive que encontrar autores que justificassem a minha vontade por fazer este tema, essa parte foi fácil pois falar de gastronomia é muito bom!!
No Conceito de Design tive que encontrar um conceito geral de Design e um conceito para o meu projeto, a simplicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário